Filme - O documentário, não tem valor de documento. Mas tem valor. O “Cartola – Música para os olhos”, não se pode negar, tem material. Filmes que mostram Cartola com Dona Zica, com seu pai, em entrevistas, no Fino da Bossa, não podem ser questionados. No entanto, e é claro, por causa do tempo, a qualidade sonora é muito ruim, quase não dando para entender o que é dito, além da (muito mais importante) falta de amarração nas histórias, algo que transcenda a coleção de fatos. A trilha sonora é boa, (não é ótima, o que é absurdo se tratando de quem se trata), moradores do morro cantam as músicas (bom), grandes sambistas (bom) e o próprio Cartola (nada, nenhuma música inédita, nenhuma versão desconhecida), o que para mim, é questionável. A vida de Cartola já é uma obra, talvez isso tenha dado preguiça. O cara é “O boêmio trabalhador” (!?), que surge, explode e desaparece ressurgindo só mais tarde. Poucos substanciais depoimentos enriquecem estes fatos, ficam dúvidas sobre fatos clássicos da história de Cartola. O filme, curto, parece longo, a sensação mais frustrante de alguém que gosta muito de samba, e adora Cartola. Talvez isso aconteça porque eu já assisti Vinícius, filme lindo que deixa no chinelo essa sacanagem com o sambista. Resumo da ópera: veja o filme sem expectativas ou pesquise na internet. Magê Flores




5 comentários:
é que tristeza... quer dizer então que não vale tirar a cartola pelo filme do cartola? é, agora entendi o porquê daqueles cartões postais de bares com a propanganda do filme dizendo que ao apresentar esse, ganhar um ingresso grátis.
Marina
Ai, que pena, Magêêê...me empolguei de verdade pra ver Cartola, pq eu tbm já vi Vinicius e achei a coisa mais linda.
Uma pena mesmo.
Beijos, lindonassss...!
Vinicius é delicioso.
E me deixa triste saber de Cartola assim, apesar de tentar abstrair e ir lá ainda com todas aquelas esperanças bobas de ver um filme equivalente a seu nome. As frustrações tem de ser primeiro nossas.
Parabéns pelo blog meninas.
Meu, eu adorei Cartola...e ñ achei Vinicius isso tudo...vai saber...
Achei que as questões tecnicas todas ñ passavam por cima da blz do DOc. Gostei do tipo de montagem e do roteiro feito que articulva várias linguagem e jeitoes de fazer um DOC. Ah ...eu gostou pra caralho.
nossa!
...
?
Postar um comentário