terça-feira, 15 de maio de 2007

Gal Fatal

Música - Com os CDs temos fases, depois de escutá-los diariamente, por semanas, a gente deixa eles de lado por meses, até sentir saudade. E aí, voltamos ao ciclo. Senti saudades do disco que classifico como preferido, desde que me foi apresentado em um curso de Tropicália que fiz com um professor muito sabido de música brasileira da boa. É um CD de 1972, em que Gal Costa canta livre, músicas de Wally Salomão, Caetano, Macalé, Moraes Moreira, Jorge Ben, Luiz Melodia (lançando Pérola Negra), até Roberto e Erasmo. Livre porque, canta, grita, toca, ri, pede desculpas e até desafina, e tudo isso junto fica lindo, cheio de emoção. Gal - Fatal a todo vapor, não é um disco para ouvir numa recepção com amigos, num jantarzinho comportado, mas sim, numa imersão musical, daquelas que a gente faz, num tipo de meditação. Magê Flores

6 comentários:

Anônimo disse...

é bão mesmo!

outros dicos que eu acho que são bons pra o que vc chamou de imersão musical são Gil e Jorge e Transa do Caetano. Pra mim, somando tudo isso aí, da uma mistura respeitável!

Anônimo disse...

Um CD com restriçoes? que é para um determinado momento e só? Se a música é boa, é boa em tudo... Uma imersão musical pode acontecer no momento menos esperado. Num jantarzinho, numa recepção.. Pq é aí que vemos que ele Toca mesmo... não quando estamos preparados para ouvir e "imergir", mas quando estamos despreparados e a música nos fisga de um jeito que deixamos aquele ambiente por alguns segundos. Não estou falando desse CD, até pq não conheço... falo dessa coisa de "lugar" para ouvir a música... A música não tem localização ou restrição ou bula. Ela É. Em qualquer lugar...

Anônimo disse...

Concordo Anna, mas acho q o caso eh q a musica eh tao boa (na verdade eu nao conheco, enfim) que merece um tempo soh pra ouvi-la. Pra prestar atencao, e realmente senti-la.
Eu sou um pouco problematica com essa historia de ouvir musica, nao sei soh ouvir, preciso fazer outra coisa ao mesmo tempo. Mas conheco bastante gente q ouve musica, e ouve, simplesmente ouve, compreende, sente, penetra mesmo no som.

Anônimo disse...

Mas nao acredito nisso: "não é um disco para ouvir numa recepção com amigos, num jantarzinho comportado, mas sim, numa imersão musical". simplesmente por que nao acredito... acredito no q vc disse sim gi: tem musicas que MERECEM essa atenção de tão boas que são. Mas Merecem. Nao quer dizer que sao "restritas"... musica não tem preconceito algum! e gosto do som (nao conheço esse cd) e a Gal merece SIM essa atenção. Enfim, só uma reflexão minha depois de ler e pensar nessa frase que Hoje não concordo. Quem sabe amanhã.

Marina Gurgel disse...

Além disso, os preceitos de uma boa meditação ensinam que os mais altos graus de meditação, são feitos em meio ao barulho, o que for. Não conheço Gal o suficiente pra me animar a fazer uma imersão... mas enquanto isso, vou ouvindo em jarntarzinhos descomportados ou seja onde for.

Helo Barbeiro disse...

irmaaa...estou sentindo falta de mais textos teus! Eh a maneira q eu tenho aqui de me manter contectada com vc, seu pensamento, sua postura! Que saudades!!
Sei que vc deve estar trabalhando q nem doida, mas ve se me manda um email...qualquer coisinha!
te amo

 
Add to Technorati Favorites