quinta-feira, 17 de maio de 2007

O João que sabe fazer pensar e sentir

Livro – Apesar de Manuelzão e Miguilim ser composto por duas novelas, vou me concentrar na história de Miguilim. Nesta parte do livro, João Guimarães Rosa apresenta o ponto de vista de um menino de 8 anos, com suas descobertas e expectativas. Mostra a vivência de Miguilim, que quer entender as pessoas e as coisas a sua volta. O mundo infantil é tratado de forma delicada e sensível. A história se passa no Mutum, lugarejo pobre das Gerais, que envolve o menino e faz com que ele descubra aquele universo e entre em contato com o mundo animal e vegetal. A relação de Miguilim com a família também é bastante explorada pelo autor, ao mostrar que o amadurecimento do menino vem exatamente desse contato familiar e da passagem da infância para uma fase mais experiente, construída com dor e sofrimento.
João Guimarães Rosa já tem o prestígio que merece. Manuelzão e Miguilim é mais uma de suas obras-primas. Leia, vale a pena. Um contato com a literatura sensível e humana de Guimarães Rosa é indispensável. Luiza Delamare

5 comentários:

Unknown disse...

Me apaixonei por Guimarães Rosa na primeira Página de Grande Sertão: Veredas. A maneira como ele escreve é mágica. Muitas vezes ficamos presos no preconceito de Primeiras Estórias, na época que tinha que ler para o vestibular. Não li Manulezão e Minguilim.. mais um pra lista...

Bianca Hayashi disse...

Lu, ADORO suas dicas. São sempre muito diferentes do que eu costumo ver e ouvir.

E preciso reler o Primeiras Estórias. Sempre é bom reler e ver com outros olhos...

Anônimo disse...

Nossa eu li Preimeiras Estorias umas cem vezes, acho. Por causa de vestibulares e tals... e gostei mesmo assim!
Tbem o livro foi tao explicado pra mim q se eu nao apredesse a gostar...

Mas tbem nao li outro livro...posso comecar por esse entao.

Anônimo disse...

Gente, eu chorei horrores lendo esse livro.


bão demais!

WickedHands disse...

Ae Magê..........recorda-se da minha pessoa? Sou eu, Elias....Anglo 2004....Não acredito que você conhece o sacripanta do Alfredo, dono do Solidão Alheia S.A......muito azar o seu conhecê-lo......hahahaha

como anda a vida?

Saudades!

Excelente blog@!

 
Add to Technorati Favorites